Portuguese

Os conservadores sofreram uma derrota devastadora, permitindo a Starmer chegar ao comando com uma grande maioria. Mas este novo governo trabalhista será um governo de crises intensas. Os trabalhadores e a juventude devem se preparar para a batalha. Junte-se ao Partido Comunista Revolucionário (RCP)!

The Morning Star, o porta-voz político do Partido Comunista da Grã-Bretanha, está a elogiar e a promover dois novos livros que analisam a China: China’s Great Road de John Ross, e The East is Still Red de Carlos Martinez. Como se pode depreender dos títulos, ambos os livros apresentam a economia chinesa moderna e o Partido Comunista como genuinamente marxistas, o que, aos seus olhos, obriga todos os comunistas a apoiá-los ativamente. Ambos os livros defendem que a China está a abrir caminho para o socialismo e, em última análise, para o comunismo.

Os resultados do primeiro turno das eleições legislativas estão aproximadamente em linha com o que as pesquisas previram. A participação (66,7%) foi muito maior do que em 2022 (47,5%). Quem se beneficiou disso? Não foram os macronistas, cuja derrota foi severa. A maior participação beneficiou a Nova Frente Popular e, ainda mais, a extrema direita. Isso é demonstrado pela comparação dos resultados – por número de votos – em 2022 e 2024.

A primeira rodada das eleições legislativas francesas será no domingo. Os comunistas franceses apelam por uma votação que derrote a direita e a extrema-direita nas urnas, mas também prevemos grandes lutas sociais, qualquer que seja a composição do próximo governo. Isto é, mesmo que a Nova Frente Popular, de esquerda, vença, após o segundo turno , em 7 de julho. No artigo a seguir, analisamos mais detalhadamente a tempestade que varre a vida política francesa, bem como os diferentes cenários possíveis e as tarefas resultantes para o movimento operário.

Hoje (25), a odiada Lei das Finanças 2024, que desencadeou um movimento sem precedentes da juventude queniana na semana passada, foi apresentada ao Parlamento para a sua terceira e última leitura. Antes do início da sessão, enormes multidões desciam ao Distrito Central de Negócios de Nairóbi, em direção ao prédio do Parlamento. Às 14h15, os deputados aprovaram o projeto de lei por 195 votos a 106. Em 40 minutos, as massas insurretas tinham tomado o Parlamento e os deputados fugiam em pânico.

Grandes acontecimentos estão agitando o Quênia. O governo de William Ruto – fiel servidor de Washington, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial – está tentando empurrar impostos punitivos goela abaixo das massas. E o seu governo colheu uma explosão de juventude, que encheram espontaneamente as ruas de todas as grandes cidades. Há elementos revolucionários na situação e muitos falam da vinda do Sri Lanka para o Quênia.

Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (25), foi anunciado que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, finalmente se tornará um homem livre. Esta notícia será, obviamente, celebrada por todos aqueles que fizeram campanha pela sua libertação. No entanto, numa injustiça final, Assange está atualmente dentro de um avião com destino a Saipan, nas Ilhas Marianas, controladas pelos EUA, para se declarar culpado de uma acusação de espionagem. Assim, o imperialismo norte-americano, que nunca perdoou Assange por expor os seus crimes, exige uma última medida de vingança.

Após uma semana fantástica de ideias revolucionárias e relatos inspiradores de todo o mundo, após muitos meses de preparação por milhares de camaradas em dezenas de países, a conferência fundadora da Internacional Comunista Revolucionária (ICR) terminou com uma votação unânime para lançar esta nova Internacional. Mas isto é apenas o começo. Estamos a construir o partido mundial do comunismo revolucionário e precisamos da tua ajuda. Junta-te à recém-fundada ICR, estuda as ideias genuínas do marxismo e ajuda-nos a lutar pela revolução em nossas vidas!

Os comunistas são geralmente descritos pela classe dominante como indivíduos violentos que não vão parar até que a sociedade se afogue no seu próprio sangue. Portanto, não foi surpresa para nós quando o maior portal digital de notícias da Dinamarca, a BT, enquanto entrevistava um camarada dirigente da nossa seção dinamarquesa sobre a decisão histórica de fundar um Partido Comunista Revolucionário, passou a maior parte do tempo tentando fazer com que o camarada admitisse que nós nos colocamos a favor da violência.

Milhões de pessoas em todo o mundo ficaram horrorizadas na segunda-feira (27/05), depois que um ataque aéreo das FDI destruiu um acampamento para civis deslocados em Rafah, matando pelo menos 45 pessoas. As redes sociais estão repletas de imagens de homens, mulheres e crianças carbonizados e desmembrados, assassinados enquanto dormiam. Lênin escreveu certa vez que o capitalismo é um horror sem fim: em Gaza, essas palavras estão sendo pronunciadas nas linguagens do fogo e do sangue para todo o mundo ver.

O que começou como um protesto de professores por aumentos salariais expandiu-se para um motim policial duma semana e uma rebelião popular de professores, trabalhadores da saúde, energia e outros funcionários públicos na província de Misiones, no extremo nordeste do país, a 1.000 km da capital Buenos Aires.

Ontem (20/05), os veículos de mídia no mundo inteiro foram surpreendidos pela inusitada notícia de que o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, está pedindo mandados de prisão por crimes de guerra contra Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, e Yoav Gallant, o ministro da defesa.